Breve histórico


Foi dado o nome da Professora Maria Alexandrina Sampaio à Escola Municipal criada por meio do Decreto nº 5.729, de 23 de agosto de 1995.
Nos primeiros três anos funcionou, provisoriamente, num prédio do Conselho Comunitário do Conjunto Pajuçara I.
Em maio de 1998 foi inaugurado sua sede própria, localizada na Av. do Anequim, s/n - Parque das Dunas V - Bairro Pajuçara, zona norte de Natal. Inicialmente, funcionava em quatro turnos (matutino, intermediário, vespertino e noturno) atendendo a clientela de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Por determinação da Secretária Municipal de Educação o turno intermediário acabou no ano de 2005, e nesse mesmo período, começou o processo que levaria a encerrar os anos iniciais na escola, devido a inauguração de duas novas escolas de anos iniciais na comunidade que abraçou essa clientela, e, consequentemente, aumentaria a demanda dos anos finais de escolaridade, ficando para o Maria Alexandrina assumir essa nova realidade.
Hoje, a escola funciona com três turnos: o matutino e vespertino com turmas de 6º ao 9º anos de escolaridade e o noturno com turmas de EJA. Tendo um total aproximadamente de 1.000 alunos matriculados.